• Cris Azevedo

O Bolo "Nossa": uma receita, uma homenagem à minha mãe Cida.


Na semana passada teve aniversariante aqui em casa e postei uma foto do bolo que sempre fazemos para comemorar, lembram?

Hoje, quero fazer uma homenagem à minha mãe Cida, que nos deixou há um ano, e que nos ensinou essa maravilha de receita: o bolo "Nossa".

Pão de ló d'água, recheado com mousse de morangos, chantilly e pedaços de morangos... Hummmm, bom demais! Para cobrir, mais chantilly e mais morangos.

E porque esse nome, "Nossa"?

Bom, a história é a seguinte: minha mãe, que foi uma excelente cozinheira, fazia para cada um de nós da família (filhos e netos, que moravam próximos a ela), no dia de nossos aniversários, um bolo e nos dava de presente. O bolo que mais fazia sucesso era esse bolo de morangos.

Ela fazia o bolo, sempre no dia do aniversariante, tivesse ou não festa, mas sempre no DIA do aniversário, pois para ela era muito importante que o aniversariante apagasse uma vela para celebrar o seu dia!

Algumas vezes, como era de se esperar, o dia do aniversário do aniversariante caía no meio da semana e mesmo sem comemorar com festa dona Cida fazia e mandava entregar o bolo.

E sempre era assim: bolo feito, vela apagada sempre com um pedido em mente, claro, bolo servido e bolo comido. Era um verdadeiro ritual.

Mas o nome vem depois disso tudo!

Sabe que esse bolo vai ficando cada dia melhor, a mousse vai penetrando no pão de ló... hummm.

Nos dias posteriores ao aniversário, a cada vez que a porta da geladeira era aberta para comer um pedaço do bolo, a reação que vinha era "NOSSA!" e em seguida: "O bolo já está desse tamanho? Quem comeu?"

E assim a exclamação "NOSSA!" se sucedia até o término do bolo. Geralmente um dia ou dois no máximo.

E teve até uma vez que o último pedaço ganhou uma plaquinha que dizia o seguinte: "Esse pedaço pertence ao Tomás, que ainda NÃO COMEU! HANDS OFF!!" (no caso o aniversariante e meu filho). Hahahahaha.

Dona Cida nos deixou outras maravilhas de receitas: os bolos "Vixe" e "Como Assim?", além do prato "Peixe-Kibe"... Mas isso é assunto para posts futuros.

RECEITA

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para o Pão de ló

6 gemas

6 claras batidas em ponto de neve

3 xícaras de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

12 colheres de sopa de água

raspas de 1 limão

1 colher de sopa de fermento em pó

  • Modo de Fazer

Como a minha mãe fazia e ensinava: separe primeiro todos os ingredientes, peneirando a farinha, unte a forma (nesse caso 2 formas de 28 cms de diâmetro) e acenda o forno.

Bata as gemas, deixe ficar clarinhas e adicione o açúcar.

Depois, vá alternando a farinha peneirada e a água e depois as raspinhas de limão.

Depois dessa etapa, retire a massa da batedeira e misture levemente as claras em neve e o fermento.

#ficaadica: além de untar, eu uso no fundo da forma uma folha de papel manteiga cortada no formato dela. Fica muito mais fácil na hora de virar esse bolo que é muito delicado e fofinho.

Divida massa na duas formas e asse por 30/40 (depende do seu forno) no forno a 180/190 graus (também depende do seu forno).

Depois do bolo assado, espere esfriar, vire e reserve.

  • Para a Mousse de Morangos

Escolha morangos de produtores que você confia. Eu procuro sempre os orgânicos, mas se você não encontrar, lave-os e deixe de molho por 15 minutos na água com uma colher de chá de bicarbonato, isso ajuda a diminuir a concentração de agrotóxicos (caso haja).

4 caixas de morangos maduros e saudáveis

1 xícara de açúcar

1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor

1/4 de suco de limão

2 claras em neve

1/2 xícara de creme de leite fresco líquido com uma colher de sobremesa de açúcar (que você vai bater no ponto de chantilly).

#ficaadica: você vai precisar de 500 ml de creme de leite fresco: 1/2 xícara que vai usar agora e o restante que vai usar para rechear e cobrir o bolo. Tudo batido na forma de chantilly.

  • Modo de Fazer

Depois de lavados e secos retire os cabinhos.

Faça um purê de morangos (é só amassar os morangos com um garfo). Pode deixar um pouco pedaçudo, que não tem problema. Você vai precisar de 2 xícaras desse purê.

Amoleça a gelatina nesse purê.

Depois disso acrescente em uma tigela esse purê, o limão e o açúcar. Adicione as claras em neve, misture tudo e leve ao congelador por 45 minutos a uma hora (até começar a congelar).

Depois desse tempo, retire do congelador e bata no liquidificador por uns 2 minutos ou até a mistura ficar bem clarinha.

Adicione o creme de leite batido (aquela meia xícara, lembra?) e misture levemente. Pronto! Leve a mousse para a geladeira até o momento de montar o bolo. O ideal é de um dia para o outro (na geladeira). Se não der, deixe pelo menos 3 horas na geladeira antes de rechear o bolo.

Recheando o bolo

Corte pela metade na horizontal cada um de seus bolos, divida visualmente a sua mousse de morangos em 3 partes iguais e comece a rechear o seu bolo. Primeiro com uma parte da mousse e depois com o chantilly. Assim:

Agora acrescente morangos cortadinhos. Faça isso mais duas vezes.

Finalmente cubra o bolo com o restante do chantilly.

Algumas vezes os 500 ml de creme de leite fresco rende e consigo cobrir o bolo, mas algumas vezes tenho que sair correndo e comprar mais 500 ml ou cobrir com claras em neve.

Se você não quiser se arriscar... compre 2 garrafas de 500ml de creme de leite fresco. Se sobrar pode usar em outras milhares de receitas, né?

Gostou de conhecer a história e a receita do bolo "Nossa"? Então assine, curta e comente no meu Blog de inspirações. Ficarei muito contente.

See you!

#autorais #crisazevedo #pratosdecorados #morangos #bolo #receita #aniversário #homenagem #mãe #delícia

0 visualização